10 dicas para potenciar o seu blog durante o ano de 2009!


1. ACTUALIZAR O BLOG REGULARMENTE
.
Este é provavelmente um dos maiores problemas dos blogueiros: comprometimento. Embora não seja necessário colocar artigos no blog todos os dias, a verdade é que é necessário haver um esquema de publicação periódica, caso contrário os seus leitores não serão capazes de se identificar com a sua estrutura e regularidade. Quanto mais cedo definir o seu calendário, mais facilmente os seus leitores se fidelizam consigo e com a sua marca.
.
2. PASSE A SUA EXPERIÊNCIA PESSOAL
Uma das razões pelas quais os «tutoriais» são uma das pesquisas mais procuradas da internet deve-se ao facto de os utilizadores procurarem regularmente por informação fresca e experiências pessoais. Se conseguir transmitir o seu conhecimento aos seus leitores, explicar-lhes de que forma conseguiu ganhar dinheiro, provar que ganhou efectivamente dinheiro, explicar-lhes como solucionar um problema simples ou criar uma funcionalidade particular num blog ou website, eles irão identificar-se com o seu conhecimento e você rapidamente se tornará num ícon dentro do seu nicho de mercado.
.
3. DEFINA O SEU NICHO DE MERCADO
Escrever sobre tudo e mais alguma coisa tem a particularidade de atrair vários tipos de leitores, mas torna o acto de blogar mais complexo e díficil de exercer dada a quantidade de informação que existe. É importante portanto definir bem o nicho de mercado em que actua e direccionar sempre a sua atenção para esse nicho de leitores. Quanto mais específico for, maior será a sua capacidade de fidelização e captação de leitores.
.
4. UTILIZE FUNCIONALIDADES EXTRA NO SEU BLOG
Uma das vantagens de utilizar o Wordpress é que este possibilita a utilização de plugins. Este tipo de extensões permite ao autor adicionar funcionalidades como os ‘artigos mais populares’, ‘top de comentadores’, os ‘artigos relacionados’, entre outras funcionalidades que fazem com que o seu blog se torne mais atractivo e funcional
.
5. COMENTE NOUTROS BLOGS
Há ainda quem não entenda a potencialidade que existe em comentar noutros blogs, A chave para se conseguir destacar nos comentários de outros blogs é a relevância do seu discurso. Quanto maior capacidade tiver para acrescentar algo de útil ao que o outro autor escreveu, maior será a capacidade de sobressair entre os demais comentários.
.
6. ESCREVER COM QUALIDADE
A dimensão de um artigo não releva a qualidade do mesmo. O único factor que define a qualidade de um artigo é a forma como ele é escrito, o que significa que todos os autores que têm capacidade de escrever com qualidade, sobressaiem com maior relevância. O escrever em Português (ou Inglês) correcto é essêncial para conseguir transmitir as suas ideias com clareza, ao mesmo tempo que se destaca dos demais blogs pela fluência do seu discurso.
.
7. PROMOVA O SEU BLOG NAS REDES SOCIAIS
As redes sociais são quanto a mim a grande porta de entrada para o sucesso na blogosfera. Existem actualmente algumas dezenas de redes em Português com capacidade de direccionar alguns milhares de novos visitantes para o seu blog. Embora estas redes não tenham capacidade de mudar a vida do seu blog, elas têm a capacidade de o ajudar a projectar-se enquanto autor e blogueiro. Redes como o Dihitt ou o Uêba fazem seguramente juz a essa afirmação.
.
8. UTILIZE UM DESIGN SIMPLES E ÚNICO
Um dos graves problemas dos blogs é seguramente o facto de existirem muitas dezenas de milhares de blogs iguais. Especialmente e quando se trata de serviços gratuitos como o Blogger ou o Wordpress, onde existem algumas dezenas de templates que servem milhões de blogs em todo o mundo, tornando-os tudo menos únicos do ponto visual.É importante portanto investir na sua marca e na sua prospecção, através da utilização de um design único e à imagem da sua marca e do seu nicho de mercado. Quanto mais único o seu blog for, maior será a capacidade de este se destacar entre os demais presentes na blogosfera.
  • Dica: Se reparar, todos os grandes blogueiros da actualidade utilizam plataformas de blogs próprias, alojadas em servidor próprio e com um design único e atraente. Tirando raras excepções, todos os grandes experts da matéria destacam-se facilmente dos demais blogs do mercado, não só pelos seus conteúdos, como pela sua imagem.

9. CRIE UMA IMAGEM DE MARCA

Um blog não é simplesmente um espaço onde você debita informação que posteriormente é organizada de forma cronológica. É uma marca e um local que se destaca pela sua personalidade e imagem próprias. Se pretende potenciar-se enquanto autor e/ou blogueiro, é importante que faça do seu blog uma marca e um local de culto para quem procura determinada informação. Dê-lhe um toque mais profissional e pessoal, atribua-lhe uma imagem de marca e um EU próprio.

10. DESISTIR É PARA OS FRACOS!
Uma das razões porque existem muitos milhões de blogs é porque na verdade é extremamente simples criar um. No entanto, a razão pela qual existem poucos blogs de sucesso, é porque é díficil manter um. O comprometimento, a paixão pela escrita, a dedicação, a visão, a paciência e a acção, são características que não estão inerentes a todos os seres humanos, o que faz com muitos desistam dos seus blogs poucos meses depois de os começaram e bem antes de começarem a aparecer os resultados.

Se pretende tornar-se um blogueiro de sucesso, comece por interiorizar que escrever num blog é uma maratona, não é uma corrida de velocidade.

Mantenha estas dicas em mente durante 2009. Elas serão seguramente essênciais para almejar o sucesso que você tanto deseja, pese embora sejam dicas que provavelmente você já conhece, mas não cumpre.


Até Já!



5 comentários:

Bruno Madrid disse...

Venho lendo seu blog diariamente e aprendi muito com ele.
Observe se o meu blog está de alguma forma bom?
http://www.bolanaredefutebol.blogspot.com/
Muito obrigado e parabéns,continue assim com o blog,é muito útil! :)

Pablo disse...

São dicas maneiras ...
Vou procurar segui-las para um melhor desempenho do blog !

http://sombradaamendoeira.blogspot.com/

João Victor disse...

boas dicas...vou tentar utiliza-las em meu blog!!!

http://www.turismojvictor.blogspot.com

Anônimo disse...

Manual legal!!!

Algumas dicas são boas para se seguir...

Parabéns!!

http://greenbedroom.blogspot.com

Suporte T.I disse...

Parabéns pelo blog, estou lendo bastante e cliquei em alguns anúncios para ajudá-lo também, rsrsrs.
Você nos passou muitas informações e conhecimentos, obrigado.
Criei um blog para ajudar as pessoas no mundo da informática, já havia pensado nisso faz anos mas agora resolvi fazer junto com meu primo.

Segue link:
http://infotranquila.blogspot.com/

Abraço.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes