Como trocar de template

Templates são documentos sem conteúdo, apenas com uma apresentação visual, que podem ser incoporados ao seu blog, determinando a aparência que ele terá. No sistema Blogger (ou Novo Blogger) este documento se apresenta no formato XML e deve ser salvo em seu computador (download) e depois colocado em seu blog (upload). Existem centenas de modelos à disposição em diversos sites, para uso gratuito, com a única e justa condição de que não se retirem os créditos dos mesmos. No final deste artigo indicarei sites onde se pode fazer o download de temas/templates para Blogger.

Para trocar de template você deve primeiro fazer o download de um arquivo XML onde se encontra os códigos que determinarão a aparência de seu blog. Geralmente os templates são distribuídos em pastas zipadas que devem ser descompactadas após o download. Normalmente estas pastas contém, além do arquivo XML, as imagens utilizadas na criação do template, bem como qualquer instrução de uso que o autor considere necessária. Apenas o arquivo XML deve ser 'colocado' em seu blog; as imagens servem apenas para serem guardadas e futuramente hospedadas em outros locais, se assim for necessário.

Para 'subir' um template para seu blog:

1-Guarde todas as suas widgets: widgets são todos os códigos e listas que você incorporou ao seu blog através do painel Adicionar Elemento de Página. Quando você troca seu template, você automaticamente perde todas as suas widgets, por isso, torna-se necessário fazer uma cópia de todos os códigos que complementam seu blog: contador, banners, links, códigos de imagens, códigos de programas de afiliados, etc. Para isso, basta clicar em Editar no retângulo correspondente à widget e copiar o código que aparece, colando-o no Bloco de Notas, por exemplo. Faça isso com todas as suas widgets (com excessão de Arquivos, Perfil e Marcadores).



2- Tendo copiado todos os códigos das widgets, clique em Editar HTML



Esta deve ser a página que você irá visualizar, e que contém todos os códigos do seu template atual:
3- Clique em Arquivo e procure em seu computador o arquivo XML que você baixou. Clique em Abrir e em Fazer Upload. Uma mensagem aparecerá avisando que suas widgets serão excluídas (e aparecerá uma lista com todas as widgets que você possui) e uma confirmação será pedida. Ao confirmar, suas widgets serão excluídas e o novo template será instalado.

Algumas vezes ocorrem erros que impedem a instalação de um template. Algumas medidas simples podem evitar dor de cabeça na hora de trocar um template:

  • Deixe marcada a opção Expandir Modelo de Widget;
  • Certifique-se de que está fazendo o upload do arquivo XML e não de uma imagem (GIF, JPG)
  • Se uma mensagem de erro persistir, troque de navegador. Algumas vezes ocorrem uns bugs no Firefox e no Internet Explore vai tudo bem e vice-versa.
  • Se você fez muitas modificações em seu blog em um curto espaço de tempo (em uma hora, por exemplo), espere mais algumas horas para trocar o template.
  • Se estas medidas não resolverem o problema, veja se é possível consultar o autor do template para obter informações ou procure testar outros modelos.

Depois de instalar o novo template, recoloque suas widgets no blog.

Sites que oferecem templates gratuitos para o Blogger:

Templates e Acessórios * Templates para Você * Templates Novo Blogger * Blogger Templates * BlogTemplates







2 comentários:

Mariany Hamada disse...

mais tem umas widgets que nao tem codigo , como seguidores , etc.
serao excluidas ? oq fasso ?

Mariany Hamada disse...

me mandem a respostas por email , mah_girl.top@h

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes