Conquistando o Google

O Google é considerado o melhor buscador devido ao seu avançado algorítimo que organiza os sites que aparecem nos resultados das buscas de forma inteligente e rigorosa.

Portanto para que seu blog apareça nas primeiras posições, é necessário que o Google saiba que o seu blog contém as qualidades necessárias para merecer ser destacado. Para conseguir fazer isso, minhas dicas são:

Crie um blog útil para os visitantes. Apesar de todos os critérios utilizados pelo Google na hora de determinar o posicionamento dos sites, minhas pesquisas apontaram que ele também conta com a ajuda de um exército de usuários que classificam a qualidade dos sites e blogs que aparecem nos resultados das buscas.

Estou falando de usuários comuns assim como Eu e Você.

Para você entender melhor, digamos que você vá até o buscador do Google e pesquise pelo termo “Criar Blog”

O Google irá retornar um lista de blogs que foram classificados como relevantes para o termo buscado. Nesta lista você poderá conferir os sites um por um até encontrar o que deseja.

Se você clicar no primeiro site da lista e encontrar o que deseja e decidir permanecer no site, o Google irá identificar que o site em questão está classificado corretamente para o termo Criar Blog e não mudará nada nos resultados.

Mas se ao invés de ficar no site, você decidir voltar até o buscador e clicar no segundo site listado, seja porque não gostou do conteúdo ou porque alguma coisa como banners em excesso, navegabilidade ou design ruim o fez decidir procurar por outro site, o Google poderá identificar que o primeiro site não é relevante para o termo Criar Blog e que o segundo site deveria ocupar a primeira posição na lista.

Podendo então mudar a ordem dos resultados quando o próximo visitante realizar a mesma pesquisa.

É claro que para que a ordem dos resultados seja alterada é necessário um número razoável de visitantes que realizem as mesmas ações e infelizmente este é um segredo que só o pessoal que trabalha por trás do algorítimo do Google que deve saber.

Portanto o conteúdo de qualidade, navegação clara e design limpo são os principais fatores que ajudam uma página a aparecer nas primeiras posições. Não importa se o seu blog contém apenas imagens ou se é rico em texto, o importante é que o visitante encontre o que precisa.

Atualize frequentemente. Ao atualizar seu blog com freqüência você estará indicando que se importa com seu blog e que o conteúdo pode ser considerado uma fonte de informação.

Eu recomendo que publique novos posts em uma média de 3 a 7 atualizações semanais.

Não copie conteúdo alheio. O ato de copiar conteúdo alheio é mal visto não só pelas pessoas, mas também pelo Google (e outros buscadores) que pode penalizar ou até mesmo banir blogs que copiam.

14 comentários:

Anônimo disse...

Cara, muito boa as dicas do seu blog, sempre dou uma passada aqui :D
parabéns

Erich Pontoldio disse...

Boas dicas ... o q eu acho importante é crisr e postar textos que despertem o interesse nos visitantes de voltar mais vezes no seu blog.

Anônimo disse...

muito bom
as dicas realmente sao otimas
principalmente pra quem esta começando

Fábrica de Música disse...

Legal as dicas, uma coisa que eu sempre costumo fazer, é pesquisar as palavras que o pessoal procura nos buscadores para chegar ao meu blog. Vejo isso no Google Analytics, é uma forma de criar posts que sejam mais úteis para os usuários.

Renato Ziggy disse...

Fico muito agradecido com as dicas, meu caro. Qual será a próxima matéria? Hehehehe! Faloira, professor!

Lucas M. disse...

cara, gostei muito do blog, to precisando disso ^^
tentar deixar, meu bloguizin famoso, gostandele
se puder,pode me dizer como cria banner? to precisando^^

Anônimo disse...

valeu prof!!

Anônimo disse...

valeu prof!!!

Yaser Yusuf disse...

Gostei do Blog e ja estou seguindo, siga meu tb!
Abraço
http://yaseryusuf.blogspot.com/

Jota disse...

as vezes o google ehn vilão

Bruna disse...

Agora que sei disso, acredito que atualizarei bem melhor, deixarei os visitantes mas a vontades, e nada de " Nossa que bagunça" tudo organizadinho, post MARA! Obrigado ;)

thaiana disse...

gostei das dicas!!
beijim

thaiana disse...

gostei das dicas!!
beijim

carol disse...

É sempre bom dar dicas direcionadas a possíveis novos blogueiros, o mundo precisa de blogueiros melhores e não-caloteiros :B

adorei o blog, professor :D

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes